Por Cleber Moreira, assessor de Comunicação do TRE-RS
Estão faltando 10 dias para a realização do segundo turno das eleições de 2018 em alguns Estados, para governador, e no país, para presidente da República. Talvez ainda seja cedo analisar, detalhadamente, todo o contexto e a complexidade deste pleito eleitoral, mas, sem dúvida, posso afirmar que fomos atacados por uma epidemia digital, ocasionada pelas redes sociais, através do WhatsApp, com seus milhares de grupos, dos mais variados perfis, gerando a desinformação e a proliferação das chamadas fake news.
Esses grupos de pessoas mal-intencionadas, independentemente de partidos políticos e classes sociais, estão esquartejando as notícias verdadeiras, produzidas por jornalistas profissionais e preparadíssimos. Elas estão propagando, de forma cruel e inconsequente, publicações, vídeos e áudios, distorcendo a verdade. O objetivo é manipular o altíssimo percentual de pessoas que não leem ou não pesquisam e são facilmente influenciadas por aquilo em que querem acreditar e não pela veracidade dos fatos checados.
Em razão da quantidade de mentiras e distorções sobre todo o processo eleitoral, as assessorias de comunicação de todos os 27 tribunais regionais eleitorais, juntamente com a comunicação do Tribunal Superior Eleitoral, iniciaram uma série de ações informativas, procurando desmistificar os conhecidos mitos eleitorais e esclarecer, incansavelmente, através das plataformas digitais, o que é verdade ou mentira de tudo o que está sendo publicado e compartilhado nas redes sociais.
A Justiça Eleitoral, através de seus qualificados servidores, sempre trabalhou com transparência, lisura e comprometimento do processo democrático e de direito adquirido, através de nossa Constituição Federal. Além disso, o TRE-RS criou uma força-tarefa em parceria com a inteligência da Polícia Federal e já estão sendo analisadas as fake news propagadas por algumas pessoas, que, dependendo do caso, poderão ser processadas e punidas com multas pesadas ou até mesmo prisões. #Fiqueligado: leia, cheque, pesquise e depois, se quiser, compartilhe.