Há alguns anos tenho a oportunidade de apoiar empreendedores de alto crescimento e de aprender com grandes especialistas da rede da Endeavor. E, se eu pudesse usar essa experiência para elencar uma característica comum às empresas mais bem sucedidas, destacaria que esses negócios são liderados por empreendedores comprometidos a construir uma cultura de alta performance em suas organizações.
A mensagem parece simples, mas vencer o caos do dia a dia e olhar estrategicamente para o time é complexo. Existem algumas lições a serem aprendidas com as empresas que estão conseguindo difundir essa cultura.
A primeira diz respeito a mentalidade. Elas entendem que nada é mais importante do que garantir a formação de um time de alto nível. Isso porque, além do elevado grau de competência e comprometimento, pessoas talentosas contribuem para a definição estratégica, enxergam oportunidades, são capazes de prever ameaças e de propor soluções.
Se atrair as pessoas certas antecede qualquer atividade, recrutar bem torna-se uma competência mandatória aos líderes das organizações. Pessoas talentosas querem trabalhar com outras do mesmo nível e esse alinhamento é crucial para garantir uma cultura de alta performance. Não é à toa que Larry Page, por exemplo, ex-CEO do Google, olhava o currículo de todos os mais de 6 mil funcionários contratados anualmente.
Por fim, entendem que pessoas boas só permanecem em organizações com uma cultura organizacional consistente, na qual haja alinhamento entre o que é dito e o que é feito.
José Galló, presidente da Renner, conta que para sustentar um dos seus principais valores, a austeridade, ficou quatro anos usando escadas ao invés de elevador, até que todos da empresa fizeram o mesmo. Hoje, esse valor é refletido em todas as práticas da organização. No fim do dia, o que você faz importa mais do que o que você diz.
Existe um estigma a ser quebrado quando se fala de desenvolvimento de pessoas. Formar um time de alta performance e satisfeito com a organização não é uma questão emocional, exclusiva de líderes carismáticos. Diz respeito, sobretudo, a produtividade. Quanto mais talentosa for a equipe, mais tempo para o empreendedor pensar estrategicamente e fazer o seu negócio crescer.