O termo "páscoa" deriva do hebraico "pessach" e do aramaico "pasha" que remetem ao significado de passagem. Povos antigos de cultura agropastoril celebravam a passagem do inverno para a primavera no Hemisfério Norte. Naquele tempo, era costume que os pastores imolassem um cordeiro primogênito para assar e comemorar a data. Era chamada a festa dos pastores, que marcavam as portas de suas tendas com o sangue dos cordeiros, como um gesto de proteção contra o mal. Celebrava-se a renovação da vida depois do longo inverno.
Em nossa realidade, conhecemos muitos sinais de um longo inverno na expectativa de uma primavera. Judeus e cristãos celebram essa realidade comemorando o dom da liberdade e da vida plena. Ambas as tradições religiosas desejam que o gelo da corrupção, as nevascas da violência e o vento congelante da banalização da vida cedam lugar a uma primavera da paz e da vida plena.
Não podemos permitir que o povo seja dividido e que sentimentos de ódio e rancor tomem conta da sociedade.
A violência que se está espalhando pelas redes sociais nos coloca ao borde de um gigante abismo.
Interesses pessoais e de partidos políticos não podem estar acima dos cidadãos. Não nos deixemos confundir.
Judeus e cristãos celebram essa realidade comemorando o dom da liberdade e da vida plena
Mesmo que pareça redundante, a Torá _ o Antigo Testamento _ nos ensina a procurar uma justiça justa.
A Páscoa, desde suas origens, apresenta um aspecto importante para todos os seres humanos: seu desejo de vida e liberdade. Cada grupo humano, cada cultura e etnia, em diferentes épocas, expressou esse desejo com ritos, festas e cerimônias. Celebrar e trabalhar pela dignidade da vida humana desde o seu início até o seu fim natural e empenhar-se na garantia da liberdade para todos os seres humanos é um grande sinal da Páscoa.
Que as festividades da Páscoa e o Pessach _ Páscoa Judaica _ que coincidem neste ano 2018 nas datas de comemoração, nos permitam refletir sobre essas temáticas, em torno de uma mesa, em forma civilizada, junto a familiares e amigos.