A prefeitura de Xangri-lá proibiu a venda de álcool à noite nos bares com mesas externas e determinou horário para fechamento. Certíssima proibição.
A praia está repleta de jovens que consomem álcool e drogas sem controle dos pais e autoridades.
O consumo de álcool começa aos 12 anos por falta de controle e informação. Pesquisas de universidades dos EUA, Israel, Holanda e Nova Zelândia revelam que o álcool causa danos ao hipocampo e que o cérebro, mais especificamente o córtex pré-frontal, só se desenvolve totalmente aos 24 anos e que neurônios que estão sendo mortos a cada bebedeira vão diminuir o tamanho do hipocampo.
Segundo a Ucla, adolescentes que se embebedam apresentam piora na memória e, ainda, hipocampo 30% menor do que os que não bebem. Isto é, o álcool diminui o tamanho do cérebro.
Três milhões de adolescentes têm doenças sexualmente transmissíveis a cada ano. Os consultórios ficam repletos de violentados ou arrependidos de terem praticado sexo com estranhos, infectados com HIV, HPV e outras DSTs após algumas festas. Porto Alegre é a capital da Aids. Corpo de bêbado não tem dono!
Além disso, o álcool é a porta de entrada para as outras drogas: maconha, ecstasy, cocaína e crack. É fácil, estando alcoolizado, ser convencido por "amigo" a experimentar qualquer uma destas drogas. É lesão cerebral na certa. A esquizofrenia pode desenvolver-se com o uso de maconha.
Fico impressionada quando vejo alguns meninos e meninas bêbados voltando para casa de manhã. Onde estão os pais? Os pais têm o dever e o direito de impedir que seus filhos comecem a beber. Os jovens precisam de amor, limites e orientação. Dar limite é cuidar. Dar limite é dar amor. Você pode e deve proibir filho menor de beber. Não pode oferecer bebida alcoólica em casa, não pode patrocinar festas de aquecimento regadas a álcool se ele não tem mais de 18 anos, ou você poderá ser um pai criminoso. É crime oferecer álcool a menores. Impeça que esse filho maravilhoso e inteligente vire um adulto dependente, sequelado, desmemoriado, drogado. Caso contrário, este pode ser o último veraneio para ele. Para a família toda.
Parabéns, Atlântida! Não é proibido proibir.