A conquista do título de melhor universidade federal do país pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2016, do Ministério da Educação (MEC), é um feito do qual os gaúchos têm bons motivos para se orgulhar. O fato reforça a vocação do Estado e de Porto Alegre como centros de excelência de Ensino Superior, já que o ranking, no Rio Grande do Sul, mostra no topo também a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), além das particulares Unisinos e PUCRS.
É importante que tanto a prefeitura de Porto Alegre quanto o governo do Estado saibam tirar proveito dessa vantagem competitiva, colocando-a a serviço de todos os gaúchos. No caso específico da UFRGS, um dos méritos da entidade tem sido justamente a capacidade de contornar os efeitos do contingenciamento de verbas imposto por Brasília às instituições federais. Isso fez com que, mesmo com menos recursos, a universidade já tivesse constado neste ano entre as melhores instituições de Ensino Superior do mundo no ranking da consultoria britânica Times Higher Education (THE).
Os gaúchos têm muito a comemorar com o título de melhor universidade federal conquistado pela UFRGS, que reafirma o padrão de alta qualidade da instituição e a excelência de seus cursos. Graças sobretudo à eficiência e à preocupação de seus gestores e servidores em geral de perseguir padrões internacionais, essa conquista da maior instituição gaúcha de Ensino Superior tem muito a contribuir para a autoestima do Estado e significa um ganho importante sob o ponto de vista de competitividade.
Conquista tem muito a contribuir para a autoestima do Estado