Vencida a primeira etapa, os responsáveis pela viabilização de um memorial em homenagem às vítimas da tragédia da boate Kiss, em Santa Maria, passam a se concentrar no próximo passo: a elaboração de um concurso nacional para definir o projeto arquitetônico. Os recursos arrecadados até agora servirão para custear os trabalhos técnicos necessários para a realização do certame e anunciar a proposta classificada em 27 de janeiro, quando o incêndio completará cinco anos. Simultaneamente, é importante que o apoio à causa se mantenha. Essa é uma obra que precisa cumprir com suas finalidades, tanto de reverência aos mortos quanto de alerta às autoridades e aos jovens sobre riscos que podem ser evitados.
Nessa primeira fase, mesmo num momento de crise financeira como o atual, o espírito de solidariedade se impôs, e as metas de arrecadação acabaram sendo superadas. a obra concebida com o objetivo de "tirar das cinzas o espaço das lembranças mais tristes e transformá-lo em um lugar de luz", como é descrito o projeto.
É importante que essa corrente se mantenha para tornar a obra realidade
Além de contribuir para aliviar a dor de familiares e amigos, o espaço precisa servir como um alerta permanente contra o risco de repetição de tragédias em locais públicos. O recado vale sobretudo para autoridades responsáveis por prevenção e fiscalização, que não podem ceder jamais em aspectos relacionados à segurança de seres humanos.