* Médico
Dos 435 mil verbetes compilados no Dicionário Aurélio, creio ainda existirem alguns não utilizados em codinomes nas Operações da Polícia Federal que sejam mais compatíveis com a realidade do nosso país.
A recente Operação Ponto Final realizada no Rio de Janeiro contra a máfia do transporte público evidenciou, como em todas as outras, corrupção e desvio de dinheiro público para enriquecimento de políticos e seus empresários aliados. Nenhuma novidade.
O que causa espécie é o nome escolhido para a Operação. Ponto Final dá a entender, à primeira vista, que se trata da derradeira operação para coibir esta chaga brasileira, a corrupção. À segunda vista entretanto, pode-se intuir que o objetivo seria acabar com a corrupção nesta área vital para a sociedade, o transporte público. Pura ilusão.
Sugiro trocar, e, ainda em tempo, compatibilizar o nome substituindo-o por Operação Etcetera e tal.
Louvo os operadores do Ministério Público e da Polícia Federal, mas não queria estar no seus lugares, e não é pelo trabalho incessante e enfrentamento dos poderosos. É pela desilusão com o nosso país, com os nossos cidadãos que, com honrosas exceções, só trabalham em causa própria, com a lógica invertida vicejante que "quem é honesto é trouxa", com a aumento dos casos de corrupção à medida que mais se procura, enfim, a sensação frustrante de "secar gelo".
Comparo-os a Dom Quixote de La Mancha , da obra imortal de Miguel de Cervantes, um cavaleiro medieval sonhador que lutava para tornar o mundo melhor a sua maneira, para isto enfrentando, de peito aberto, os monstros representados pelos moinhos de vento. Ao atacá-los com sua lança, acabava sempre derrubado do seu cavalo Rocinante.
Então , não seremos todos nós, que sonhamos também com um mundo melhor, as versões do século 21 do famoso cavaleiro? Não estaremos todos lutando contra inimigos invencíveis que existem no âmago de muitos de nós, os monstros da corrupção?
Para responder, ninguém melhor que o próprio Cervantes: "Sonhar o sonho impossível, sofrer a angústia implacável, pisar onde os bravos não ousam, reparar o mal irreparável, enfrentar o inimigo invencível, tentar quando as forças se esvaem, alcançar a estrela inatingível." Essa é a minha busca.