* Deputado federal e presidente do PMDB do Rio Grande do Sul
Com 132 prefeitos, 119 vice-prefeitos, 1.172 vereadores, cinco deputados federais, oito deputados estaduais e o governador do Estado, o PMDB gaúcho – com cinco décadas de história – segue sua jornada em busca de respostas que a sociedade merece e precisa.
No comando do Palácio Piratini, o governador José Ivo Sartori, com coragem e metas ousadas, trabalha para recolocar o Rio Grande do Sul de volta nos trilhos. Para isso, atua a partir de transformações profundas em benefício da população e com responsabilidade para obter resultados permanentes. O equilíbrio fiscal, a racionalização do uso da máquina pública, maior eficiência administrativa e, mais recentemente, o ostensivo combate ao crime, são algumas das marcas dessa gestão.
Mas o PMDB gaúcho, ciente das mazelas da atual crise brasileira, segue atento e trabalhando para contribuir com a sua gente. Nacionalmente, defendemos a instalação de uma constituinte exclusiva, revisora e soberana. Iniciamos esse debate através do fórum criado para refundação do Instituto de Estudos Econômicos, Políticos e Sociais, o Iepes.
Para o âmbito do municipalismo, perseguindo um modelo de gestão ideal, iniciamos uma discussão fundamental para a sociedade. Com a contribuição de dirigentes e quadros técnicos em setores específicos, estamos definindo propostas para as principais áreas da administração pública, entre as quais educação, saúde, segurança e agricultura, esta última por ser importante pilar da nossa economia.
Já estão sendo realizados seminários com cada uma das áreas e, tão logo tenhamos formatados esses modelos, nosso objetivo é chamar as comunidades de cada um dos municípios para opinar sobre essas sugestões e, principalmente, adaptá-las para cada região gaúcha.
O primeiro passo para essa missão será dado neste sábado, dia 26 de agosto, com a realização das convenções municipais do PMDB em todas as cidades do Rio Grande do Sul. Na oportunidade, os 200 mil filiados ajudarão a renovar os diretórios municipais do partido, exercitando a plena democracia e permitindo um novo impulso para os projetos da legenda e para o futuro do Rio Grande. Todos merecemos um novo amanhecer, mais justo, mais digno e mais próspero.