* Autor e consultor em marketing e propaganda
Estudo feito pela Neustar, divulgado agora em maio de 2017, demonstra que a televisão é a mídia mais eficiente entre todas as demais para gerar vendas, conquistar novos consumidores e fortalecer marcas.
Não foi uma pesquisa tradicional, mas sim um estudo sofisticado de marketing analytics, com base em dados reais de campanhas realizadas e seus resultados efetivos. A empresa norte-americana recebe informações sobre campanhas reais, verbas, planos de mídia e KPIs (objetivos principais). Após processar essas informações e fazer uma análise real dos resultados da campanha para o cliente, incorpora esses resultados de forma anônima em seu databank de metadados e assim consegue gerar informações cada vez mais precisas sobre a performance de cada mídia em cada categoria de mercado e objetivos de marketing.
O estudo foi encomendado e patrocinado pela Horizon Media e a Turner e está sendo feito pela segunda vez (a primeira foi em 2015), incorporando mais campanhas analisadas em mais categorias.
A análise considerou fatores como atingimento eficiente (alcance de cobertura e volume de frequência no target), ROI, alavancagem para o produto/serviço anunciada e eficácia de resultados alcançados – em termos de mais vendas, novos consumidores conquistados e aumento da força da marca anunciada.
No período de sete anos (2010-2016), a TV demonstrou de forma consistente alcançar sete vezes maior alavancagem por dólar investido que o searching e cinco vezes mais que o display nas mídias digitais.
O efeito halo da TV sobre vendas de outros produtos do portfólio da marca anunciada chegou a alcançar aumento de 35%. Mas ao remover a TV e concentrar a comunicação nas mídias digitais, o efeito halo chegou em média a um índice de 18% negativos sobre o ROI.
O estudo também concluiu que as perspectivas de incremento dos resultados obtidos com o uso da TV nos próximos anos são imensas, especialmente pela aplicação das ferramentas de marketing analytics em processos de targeting, mensuração de resultados, otimização de mix e flights e utilização dos novos recursos da addressable TV.