A notícia que movimentou o mundo dos negócios nos últimos dias foi a compra da rede de supermercados de produtos orgânicos Whole Foods Market pela Amazon, maior plataforma de vendas online do mundo, em um acordo de
US$ 13,7 bilhões. Dentre tantos outros varejistas, o que fez o Whole Foods despertar a atenção de uma gigante?
Jeff Bezos, CEO da Amazon, explica um dos critérios: "Milhões de pessoas adoram o Whole Foods porque eles oferecem os melhores alimentos naturais e orgânicos, e tornam divertido comer de forma saudável". Não foi um golpe de sorte o Whole Foods ter conquistado um público tão fiel, mas, sim, o reflexo de uma característica comum às empresas mais queridas do mundo: propósito.
Propósito é a declaração definitiva sobre a diferença que você está tentando fazer, é o DNA da organização. O Whole Foods nasceu pela paixão de levar saúde e impacto positivo para a sociedade. Isso guia as suas ações, fazendo com que comercialize apenas produtos naturais e priorize a compra de pequenos fornecedores locais, por exemplo. A força e autenticidade desse propósito cria vínculos emocionais profundos com seu público, estimulando-o a se engajar nesse movimento.
O propósito é o reflexo das crenças do fundador que, por ser tão apaixonado pelo problema, tem uma aspiração ambiciosa de transformar o setor, criando seu negócio com base no "por que" ele precisa existir, antes de focar no "o que" oferece. A Sirtec, por exemplo, empresa gaúcha de terceirização de serviços em redes elétricas, foi criada por um empreendedor que viveu sem eletricidade até os 11 anos e sentiu na pele os desafios. Quando fundou o negócio, sabia que não era para construir postes, mas para levar bem-estar à população, e é nesse sonho que engaja seus mais de 1,3 mil funcionários. A Sirtec tem hoje o menor índice de rotatividade do setor e é eleita anualmente como uma das melhores empresas para se trabalhar.
Uma pesquisa recente mostrou que cada vez mais as pessoas procuram por significado, o que afeta drasticamente a sociedade e a lógica dos negócios. Nesse contexto, propósito é a chave para criar e manter uma organização de alto desempenho, pois ele fornece energia e relevância, capturando corações e mentes. Se empreender é engajar pessoas, o propósito é o principal mobilizador, servindo como um ímã para atrair e conectar clientes, colaboradores, fornecedores e investidores. Se você o tem, e pode articulá-lo com clareza e paixão, esse será o seu principal meio de diferenciação.