* Presidente do Instituto de Previdência do Rio Grande do Sul (Ipergs)
É o momento de olhar para a frente, contribuir para qualificar o sistema previdenciário e modernizar a assistência à saúde dos servidores públicos do Estado. O Instituto de Previdência do Rio Grande do Sul atende mais de 1 milhão de pessoas e é mais do que um patrimônio dos servidores e de seus familiares, é também um importante regulador do sistema de saúde no Estado. A atuação do IPE-Saúde contribui diretamente para o fortalecimento dos prestadores de serviços credenciados e indiretamente para o sistema de saúde pública.
Assumo, pela terceira vez, a presidência desta autarquia. Todos temos o desafio de repensar novas formas de garantir o amanhã dos jovens servidores, com a consciência de que vivemos novos tempos. Um breve e desafiador futuro está sendo discutido e decidido – em nível tanto nacional quanto estadual – para os futuros aposentados. O IPE, há 85 anos, está presente na vida do servidor ativo, inativo e dos pensionistas do Estado, fazendo parte de diferentes momentos.
Em um mundo onde cresce vertiginosamente o número de idosos, assegurar uma velhice assistida à saúde dos antigos servidores e seus dependentes é mais do que uma obrigação, é uma ação humanitária e responsável. Esta também é uma determinação do governador José Ivo Sartori, de fortalecer o IPE para que continue cumprindo a sua missão.
O fortalecimento do IPE tem no princípio da solidariedade um dos seus maiores alicerces. Confiança do servidor para com a instituição e desta para com o servidor. O compromisso com as contas em dia para a rede credenciada e a qualidade do atendimento também são premissas importantes. São essas parcerias e esse entrosamento que fazem a diferença em momentos de dificuldades. E somente juntos conseguiremos fortalecer e qualificar o sistema de saúde dos servidores e o futuro da aposentadoria.