*Vereadora pelo PMDB
Não há quem se preocupe mais com a segurança dos filhos do que nós, as mães. Mães frequentemente – e cada vez mais – afligem-se com sequestros, assaltos, homicídios e casos de abusos sexuais. Não é à toa que pesquisa realizada pela Mintel, agência líder em inteligência de mercado, revelou que 72% das mães brasileiras citam a segurança como um dos maiores temores em relação ao bem-estar dos filhos.
A preocupação fica evidente nos conselhos que todos nós um dia já ouvimos e, quando mães, reproduzimos para nossas crianças, adolescentes e jovens. Quem brinca com fogo faz xixi na cama, costumam dizer as mães na tentativa de manter os filhos pequenos longe dos perigos da cozinha ou dos inflamáveis. Não corre, vai cair! Não fale com desconhecidos nem aceite nada que um estranho te oferecer.
A medida em que os filhos crescem, os conselhos e as ações das mães mudam, mas a preocupação não diminui. Ao contrário. Quem vai com você e a que horas você volta, indagam. Toma cuidado! Não aceita carona de desconhecido, nem de quem bebeu! Se beber, me liga que te busco.
Drogas, acidentes, bebidas e violência sempre fizeram parte da realidade da sociedade moderna. Mas agora a violência está batendo em nossas portas com força, de maneira banal e desenfreada. Jovens estão perdendo suas vidas por um par de tênis ou um aparelho de telefone celular. Um movimento mais brusco ou mal interpretado pode resultar na consumação da sentença de morte decidida por uma mente criminosa que porventura venha a ameaçar nossos filhos.
Outro fato é o potencial nato de todas as mães para amar e proteger. A mãe foi nosso primeiro refúgio e, desde o princípio, como um santuário, nos garantiu a segurança quando estávamos mais indefesos. Em muitos casos, o gesto materno é reconhecido em tantos outros momentos de nossas vidas.
Acredito sinceramente que a “grande sacada” reside em fazermos isso conscientemente e como regra de convívio, de forma lúcida e pacífica para fortalecermos a cultura da paz. Por isso, vamos aprender com as mães sobre proteção e segurança para melhorarmos o nosso dia a dia. Dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada Brasil.