O grande desafio para o Ensino Superior neste início do século 21 é a empregabilidade. Neste contexto, coloca-se a pergunta: o que esperar da Universidade nos próximos anos? Eis aí um desafio grandioso. E para superá-lo, é preciso atentar aos detalhes. O papel da Universidade é formar cidadãos inovadores, para que eles empreendam, impulsionando o desenvolvimento da sociedade. O profissional desse tempo não deverá apenas buscar emprego, mas sim criá-lo. A ele não bastará ser tecnicamente bom. Deverá ser um cidadão na luta incessante para a construção de um mundo melhor.
A instituição de Ensino Superior, por ter naturalmente uma inteligência acumulada em diversas áreas, é o espaço onde se desenvolvem as condições ideais para auxiliar a sociedade a encontrar novos rumos. É o lugar onde jovens se encontram para transformar sonhos em realidade, o que requer formação empreendedora e inovadora, fundamentada na criatividade e na disciplina e, acima de tudo, baseada na interdisciplinaridade efetiva. O profissional precisará transitar com naturalidade em diversas áreas, inclusive fora do país.
Na PUCRS, muitas iniciativas consolidam a capacitação do aluno nesse sentido, associando a sua formação acadêmica, inovadora e humanista à interação permanente com a sociedade. Inúmeros espaços, dentro e fora do Campus, contribuem para a formação técnica e humana dos nossos jovens, orientada por valores como amor ao trabalho, solidariedade e espírito de família.
Para os próximos anos, permaneceremos em busca da excelência, mantendo a tradição em sintonia com os desafios dos novos tempos. Seguiremos com otimismo. Afinal, por nossas salas de aula passam os responsáveis pela construção do futuro do país, em uma nação da qual se espera justiça, fraternidade e sustentabilidade. Que os nossos alunos sejam bons profissionais, sejam empreendedores e, acima de tudo, sejam excelentes cidadãos.