Sobre anistia ao caixa 2 (Zero Hora de 02/11/2016 pág.14) vejam o que escrevi em 2009 quando ainda era auditor da Receita Federal e decidam. "Estará o senhor José Dirceu enganado quando diz: "A experiência do PT em 2006 e 2008 mostrou que a população sabe distinguir caixa 2 de corrupção." (Zero Hora 13/12/2009)
"Caixa 2" ou "recurso não contabilizado" é somente uma forma de evitar a palavra corrupção. Um eufemismo. O político deveria ter coragem para reconhecer que foram usados na campanha recursos provenientes de corrupção. Ponto. Dizer que caixa 2 não é corrupção é um sofisma. É burla, tapeação, argumento que supõe má-fé de quem o utiliza.
Mas porque caixa 2 é sinônimo de corrupção? Muito simples. Se caixa 2 fosse algo aceitável não teríamos mais Estado. Não teríamos escolas, hospitais, estradas, polícia, exército. Não teríamos qualquer apoio do Estado às camadas pobres da população.
O então presidente Lula afirmou solenemente direto da França no ano em que o senhor Delúbio reconheceu uso de caixa 2 pelo PT: "Isto sempre existiu no Brasil. Os partidos sempre se utilizaram de caixa 2". Nem por isso corrupção deixou de ser corrupção.
Vamos fazer um rápido exercício de imaginação. Consideremos que todas as empresas, sem exceção, aderissem ao caixa 2. Se valer para uma, vale para todas, correto?
Neste caso o presidente deveria chamar o secretário da Receita Federal e mandar demitir os auditores fiscais do órgão. Olha que economia! Posteriormente a isso, fecharia o Ministério da Fazenda e os demais ministérios. Não haveria recursos a gerir.
O que fazem os auditores? Vão atrás da sonegação que nada mais é do que o caixa 2. Cada real de caixa 2 é um real nascido na corrupção. Existe aí uma percentagem que deveria ter ido para o governo para que ele, por exemplo, construísse escolas para os filhos dos miseráveis saírem da miséria.
São incontáveis cérebros jogados na sarjeta sem a mínima chance de ajudar o país. Cérebros que jamais serão conhecidos ou reconhecidos. Recursos na educação, fartos e bem aplicados, já teriam feito do Brasil uma Alemanha! Mas não, fizeram caixa 2.
Todos sabem que alto QI (coeficiente de inteligência) se distribui de forma equânime pela população. Independente de classe social. Quantos grandes médicos, engenheiros...enfim, profissionais da mais alta estirpe jogamos na lata de lixo todos os anos graças à nossa corrupção endêmica, graças à impunidade e graças ao caixa 2.