Esta é uma das pérolas do "Novo Ensino Médio".
Neste "Novo Ensino Médio" os professores não são responsáveis por despertar no aluno o desejo de se apropriar das riquezas do patrimônio científico, artístico e cultural que nossos antepassados nos legaram e do qual eles são legítimos herdeiros.
Cabe ao aluno decidir o que quer estudar? Sem que lhe seja apresentado com adequação pedagógica o cardápio fantástico de conhecimentos brindados pelos que nos precederam? Vamos deixá-los tentar inventar a roda de novo?
Apresentar com adequação pedagógica os conhecimentos fabulosos construídos ao longo de nossa história inclui a habilidade do professor de suscitar-lhes a curiosidade desejante de apropriar-se deles.
O trabalho de campo de minha tese de doutorado o fiz com quatro turmas de alunos de duas escolas públicas de Porto Alegre. E o que estudamos foi tão somente o Teorema Fundamental da Aritmética do livro VII de Euclides nos seus Elementos, escrito há mais de 2000 anos.
É importante saber que os alunos das quatro turmas com as quais pesquisei durante todo um semestre constituíram-se, a partir do meu convite, em várias classes da Escola Municipal 1º de Maio e do Colégio Cândido Godói, e por sua adesão voluntária. Em horário diferente de sua inserção na escola. Pois eles vieram às aulas de minha tese duas vezes por semana, durante um semestre, com mais de 90% de presença. E vinham porque queriam estudar, e principalmente porque estavam aprendendo. É comovente ao encontrá-los, muitos anos depois, e ouvir suas manifestações:
– Como foram boas aquelas aulas!!
Alguns acrescentam:
– Foi a única vez que eu aprendi matemática.
E eu lhes ensinei uma descoberta científica feita há mais de 2000 anos.
Só que a lógica desta descoberta, segundo Piaget, é a mais fecunda para quem quer bem pensar – uma estrutura de ordem parcial.
Acham que algum dia estes alunos teriam a oportunidade de escolher este estudo por conta própria?
É nosso dever de professores despertar nossos alunos para as preciosidades que já foram elaboradas e que são patrimônio científico de imenso valor prático.