Imagine um ambiente onde estudantes, pesquisadores e profissionais de diferentes áreas do conhecimento se reúnem com o compromisso de buscar soluções para problemas complexos e, a partir disso, gerar inovações. Imagine esses espaços com tecnologias e metodologias de ensino orientadas para exercitar ao máximo a criatividade e as habilidades de trabalho em equipe para a resolução de problemas. Pois tais espaços já existem nas melhores universidades do mundo e ganham cada vez mais protagonismo no ensino, na inovação e no desenvolvimento, sendo conhecidos como laboratórios de impacto.
Esses laboratórios rompem com a noção de ensino informativo organizado por meio da composição de fragmentos da prática profissional. Eles promovem uma experiência formativa diferenciada ao estimular – via pesquisa – a produção de conhecimentos e o desenvolvimento de competências necessárias em qualquer profissão. Um laboratório de impacto pode, por exemplo, prototipar uma tecnologia de baixo custo para ventilação de bebês em unidades neonatais. Nesse caso, estudantes e profissionais da saúde podem colaborar com estudantes e profissionais da engenharia na concepção de um novo aparelho; estudantes e profissionais de administração podem auxiliar na viabilização do novo produto enquanto negócio; um novo empreendimento pode ser formado e, a partir daí, gerar novos empregos e promover o desenvolvimento. Todos aprendem a aprender e a cooperar com base em desafios reais.
É um modelo interessante de ensino a ser explorado, pois trata-se de um ambiente de estímulo de habilidades e atitudes requeridas em qualquer profissão: o raciocínio investigativo, o trabalho em equipe, a criatividade e a capacidade de empreender. A PUCRS está inaugurando o Idear – um laboratório de impacto que simboliza um importante passo no sentido de conectar o ensino ao ecossistema de inovação e desenvolvimento da Universidade. Trata-se também de um novo conceito de sala de aula, que poderá catapultar carreiras e acelerar o desenvolvimento da sociedade.