No início do século passado, investidores internacionais solicitaram licença ao governo do Estado do Rio Grande do Sul para instalar, na hoje praia de Tramandaí, loteamento habitacional de alto padrão, além de cassinos (o jogo então era permitido). O pedido foi negado. Provavelmente, o governo estadual de então tomara sua decisão em decorrência de suas interpretações de ideais positivistas - ideologia dominante na época. Como consequência, esses investimentos foram para um então acanhado balneário uruguaio conhecido como Punta del Este!
Na mesma época, outros investidores queriam instalar uma hidrelétrica de 10 mil kW no Rio Camaquã - seria um grande passo para a industrialização do Estado, a partir da Zona Sul. O pedido também foi negado.
Bem mais tarde, a instalação do Polo Petroquímico do Rio Grande do Sul somente ocorreu porque o presidente Geisel e as forças políticas gaúchas se uniram para instalá-lo - mas havia forte opinião contrária dos ambientalistas.
Mais recentemente, houve a expulsão da montadora Ford - que já contratara sua instalação no município de Guaíba, e cujos multiplicadores de investimentos secundários (hoje se sabe) seriam maiores do que os que ocorrem em Gravataí pela instalação da GM. Além de um moderno plano de saúde (do Hospital Moinhos de Vento) gratuito para funcionários da montadora e vizinhos de bairro.
Alguns de outros exemplos: há décadas, políticos, com o suporte de facções de direitos humanos, apoiados pela mídia, foram contrários à instalação das câmeras (hoje usuais) de filmagem nas ruas - afronta à privacidade e aos direitos humanos, diziam. Além disso, foram contrários ao aperfeiçoamento do tráfego através do sistema "Ondas Verdes" em Porto Alegre - semáforos sincronizados conforme o movimento de veículos. O financiamento desse projeto (a fundo perdido = doação) do Banco Mundial foi parar em Curitiba - que dele fez bom proveito.
Muito já se falou sobre "caranguejos" gaúchos: os que não suportam o sucesso de sua própria gente. Mas há também "bois-cornetas" - aqueles que se posicionam contra tudo o que aparece em matéria de inovações.
Que tristeza!