No lugar de um pedido de socorro, uma palavra de carinho. Inspirada pelos casos de clientes que receberam cartas escritas por escravos chineses junto às suas compras feitas pela internet, a empresa de vestidos de noiva O Amor é Simples criou uma ação para valorizar a mão de obra local.
Acreditando na "moda com propósito", as sócias Laís Ribeiro, Natália Pegoraro e Janaína Pasin buscaram uma maneira de manter o toque humano, mesmo usando a internet como intermediária das vendas. Pensando nisso, mensagens como a da foto acima, escrita por uma costureira de Cachoeirinha, são feitas à mão e enviadas junto com a encomenda, para que as clientes saibam onde e por quem são confeccionados os vestidos que adquirem.
- Muitas pessoas compram roupas sem ter ideia de onde elas são fabricadas. Comprar vestido de noiva em sites asiáticos pode ser atraente para muitas noivas por conta do preço mas, sem saber, a consumidora pode estar financiando o uso de mão de obra mal remunerada ao redor do mundo. Nos preocupamos em imprimir amor e carinho em todo o processo produtivo - explicam as sócias.
Saiba mais
Segundo a fundação internacional Walk Free, cerca de 35,8 milhões de pessoas no mundo foram mantidas em situação de escravidão em 2014. A organização estima que o número de pessoas escravizadas cresceu 20% em relação aos 29,8 milhões do ano anterior.