Pois eu morei em Berlim quando ainda havia o Muro, uma das experiências mais intensas que um ser poderia experimentar, creio. Portanto, foi com bastante curiosidade que fui dar uma olhada em Deutschland 83, que apareceu aqui dias atrás. A série é alemã e se passa, ora vejam, em 1983, quando a Guerra Fria soltava fogo pelas ventas e Reagan dizia para quem quisesse escutar que a União Soviética era feia, boba e má. Era, mas a gente nem sabia direito, porque atrás do Muro havia muito silêncio e ainda mais desinformação.
Deutschland 83 é a história de um jovem alemão oriental que acaba virando um superespião para a Stasi, a odiada polícia encarregada de espionar todo mundo. Quem viu o ótimo filme alemão A Vida dos Outros viu a Stasi em ação. O protagonista trabalhava para ela, assim como grande parte da população da Alemanha Oriental - querendo ou não.
Pois nosso jovem espião encontra enormes facilidades para espionar o Ocidente e consegue, praticamente sozinho, evitar a III Guerra Mundial (ok, aqui temos um exagero deste colunista). Um dos defeitos da série é este: tudo acontece de um jeito certo demais, e tudo acontece como se bastasse alguém querer ser espião para um James Bond brotar no seu interior.
Nisso, a série peca. No resto, ela é muito legal. Eu estive lá, e posso garantir a vocês que as coisas eram assim mesmo: do lado de cá do Muro, uma Alemanha já rica e se tornando o centro da Europa, mesmo que com muitos conflitos consigo mesma e com o seu passado, além dos russos ali do outro lado do Muro. Do lado de lá, um bloco soviético onde os russos mandavam e todo mundo obedecia, e uma Alemanha Oriental que existia, mas não de verdade.
Deutschland 83 mostra que cada vez mais o mundo inteiro faz séries ótimas, menos a gente, ainda. Vale a pena ver e tentar entender como o mundo podia ser tão doido, há apenas 30 anos. A história é feita de coisas pequenas e enormes. Nas histórias e nos personagens de Deutschland 83, tudo isso fica muito evidente.
Vejam. Se possível, bebendo uma boa pilsen e comendo um pretzel. Mas vejam.
Fica a dica.