Por Débora Pradella, gerente-executiva de produto digital no Grupo RBS, membro do Conselho Editorial da RBS
No evento trágico que vivemos em nosso Estado com as enchentes de maio, duas necessidades do público ficaram muito claras e guiaram o jornalismo digital da RBS: a busca por conteúdo confiável e também por informação em tempo real. Ao entender essa demanda dos usuários, aproveitamos a força do streaming – a transmissão de vídeo pela internet – para ampliar o alcance da nossa cobertura. Foram 360 horas ininterruptas de transmissão ao vivo da programação da Rádio Gaúcha no YouTube de GZH entre os dias 5 e 19 de maio, 24 horas por dia.
Uma força-tarefa unindo nossos times de Jornalismo, Esporte e Operações garantiu uma cobertura em vídeo que complementou a experiência dos usuários – todos queriam ler, ouvir e também ver tudo sobre os últimos acontecimentos. A relevância do que fizemos se comprovou em números, com um crescimento de mais de 254% nas visualizações e mais de 716% no número de inscritos no canal de GZH.
Este formato de distribuição tem o poder de ampliar a presença do jornalismo, atingir novas audiências e reforçar a relação do usuário com a marca e com o conteúdo em diversas plataformas
Este resultado é reflexo de um hábito já estabelecido do público de consumir informação em vídeo online – seja ao vivo ou on demand (quando se acessa depois da transmissão). O Brasil é o segundo maior consumidor de streaming do mundo, com mais de 60% da população utilizando o serviço, segundo relatório da Sherlock Communications divulgado este ano. Ou seja, o streaming é um investimento essencial para os veículos jornalísticos na busca por relevância no ambiente digital.
Este formato de distribuição tem o poder de ampliar a presença do jornalismo, atingir novas audiências e reforçar a relação do usuário com a marca e com o conteúdo em diversas plataformas. Estar presente no streaming como empresa de informação não significa competir com os demais veículos como rádio e TV, mas complementá-los, entendendo o papel de cada um na jornada diária de quem consome notícias.
Aqui na RBS temos um time focado em acompanhar as tendências e desenhar as novas oportunidades para o streaming, garantindo conexão com as necessidades da nossa audiência. Na semana do dia 23 de junho, lançaremos quatro novos programas de Esportes e Jornalismo e não vamos parar por aí. Porque além de fazer bom jornalismo, temos o compromisso de levá-lo aonde o público está, adaptando nossa forma de entregar informação de acordo com os novos hábitos de consumo transformados pela tecnologia.