Por Nelson P. Sirotsky, publisher e membro do Conselho Editorial da RBS
Com base na última reunião de 2023 de nosso Conselho Editorial, elaboramos um conjunto de resoluções que queremos ver implementadas em nossos veículos que têm no jornalismo o seu propósito maior. São pontos que convergem para um único objetivo: fazer jornalismo profissional de qualidade também como contraponto à onda de desinformação representada pelas fake news e pela contaminação ideológica das redes sociais. Vamos a eles:
- Crença no jornalismo profissional, que pode ser definido como aquele que produz informação verificada e contextualizada, opinião responsável e plural, e se mantém independente do poder e comprometido com a liberdade de expressão responsável, a democracia e o interesse público.
- Conexão permanente com o público, que significa a proximidade efetiva dos nossos veículos com ouvintes, leitores, telespectadores e usuários das mídias digitais. Vamos valorizar e renovar nossos espaços em todas as mídias para que a Rádio Gaúcha, com sua consagrada programação, possa ter lançamentos de novos produtos digitais e continue sendo “a tua voz”; a RBS TV seja “bem pra ti” como foi exemplarmente na cobertura das recentes cheias do Vale do Taquari; Zero Hora complete os seus 60 anos rejuvenescida e inovadora tanto no impresso quanto no digital; e GZH se mantenha como a porta de entrada para a notícia em tempo real para seus milhões de usuários.
- Jornalismo com emoção e racionalidade. Vamos continuar combatendo a polarização, que deforma a verdade e gera conflitos, sem renunciar à emoção, que nos faz humanos e nos torna solidários. Assim trataremos de temas atuais como diversidade, equidade, inclusão e preservação ambiental, entre outros, sempre ouvindo, pesquisando e respeitando os nossos milhões de consumidores.
- Uso da tecnologia. A RBS usará a inteligência artificial e outras ferramentas tecnológicas como instrumentos de construção do melhor jornalismo para sua audiência, sem dispensar o talento de seus profissionais capacitados para exercer a curadoria dos conteúdos e opinar sobre eles.
- Vínculo com as comunidades. Manteremos nosso compromisso com o hiperlocalismo, com a informação que ajuda o cidadão a viver melhor, a se posicionar diante dos desafios da sociedade e a fazer escolhas conscientes.
- Visão na política. Como 2024 será mais um ano eleitoral, já podemos antecipar que nossas coberturas terão como foco prioritário o eleitor, mostrando-lhe os desafios de seu município para ajudá-lo a escolher com liberdade e convicção os políticos e partidos que irão representá-lo.
- Presença no esporte. O público está convidado a embarcar em nossos veículos de comunicação para viver intensamente sua paixão pelo futebol gaúcho e pelo esporte em geral, com direito a ver de perto também os Jogos Olímpicos de Paris.
Cada vez mais conectado com os gaúchos, o Grupo RBS deseja a todos um feliz 2024.