Por Claudio Toigo Filho, CEO da RBS Mídias e membro do Conselho Editorial da RBS
Na RBS, acreditamos que a comunicação pode contribuir para que as pessoas tenham uma vida melhor. Temos compromisso com o Rio Grande do Sul e buscamos materializar este propósito por meio da ligação que temos com milhões de gaúchos diariamente. Para mantermos esta conexão relevante, gerando impacto positivo para a sociedade, buscamos constantemente ouvir e entender as necessidades e as oportunidades dos nossos públicos, dando espaço para os seus problemas e para a construção de soluções.
Além das frequentes pesquisas que realizamos, nossos líderes, comunicadores e repórteres estão cada vez mais nas ruas, nos eventos pelo Estado, ouvindo e entendendo como a RBS pode contribuir a partir da comunicação. Temos iniciativas com foco em levantar sugestões de temas importantes para comunidades e segmentos do Estado. O Fronteiras do Sul, com três edições já realizadas, mobiliza diferentes setores da economia e representantes da sociedade civil organizada para construir pautas prioritárias para a região. Estamos promovendo o Conexão Serra, um convite a líderes, empresários e representantes de entidades e associações para construírem juntos pautas que contribuam para o desenvolvimento da serra gaúcha. Neste ano, realizamos a segunda ouvidoria do agro, um espaço para ouvir contribuições e nos conectarmos ainda mais com este setor tão importante para a nossa economia.
Buscamos constantemente ouvir e entender as necessidades e as oportunidades dos nossos públicos
Sempre estamos abertos a sugestões de pauta de leitores e parceiros, que nos chegam diariamente. Neste ano, implementamos processos internos para sistematizar e acompanhar as sugestões levadas a líderes e comunicadores da empresa em encontros institucionais. Também damos voz diretamente ao público, por meio da interatividade dos veículos eletrônicos, via WhatsApp e com artigos, onde temos um espaço aberto para dar visibilidade a diferentes pontos de vista sobre assuntos que não necessariamente estão contemplados na cobertura jornalística.
Com este diálogo constante, nos conectamos às questões mais relevantes e abrimos espaço para diferentes posições, reforçando nosso papel de ser a arena segura para os debates importantes para o futuro do Estado.