Zero Hora tem novidade nesta semana: na terça-feira, vamos inaugurar a Editoria Porto Alegre. Você pediu, nós atendemos. Explico: em toda pesquisa que fazemos,assuntos da capital dos gaúchos e da Região Metropolitana aparecem como os preferidos dos leitores. Claro, né? ZH é o jornal daqui, e uma notícia que acontece pertinho da gente sempre interessa mais.
Algumas semanas atrás, em um encontro do Comitê Editorial do Grupo RBS com o prefeito Nelson Marchezan, resumi a ele o espírito da nova editoria. "A ideia é algo como "nós amamos Porto Alegre", inspirada na campanha I Love New York. Queremos o desenvolvimento desta cidade, uma melhor qualidade de vida, um lugar convidativo para se morar".
– Melhorar a cidade passa por valorizar lugares, pessoas e iniciativas bacanas, mas também apontar os problemas e cobrar dos responsáveis com frequência e insistência.Porque é isso que os leitores esperam da gente: parceria para resolver desde o problema mais pontual até questões mais profundas e para mostrar o que dá certo – resume Rodrigo Müzell, o editor da equipe.
Esse time da foto vai reforçar nossa cobertura digital em tempo real com notícias de impacto direto no leitor, como o trânsito, em parceria com a reportagem da Rádio Gaúcha. Em breve, teremos o aplicativo Pelas Ruas, para facilitara participação do nosso público. As tendências urbanas e a discussão da Porto Alegre do futuro também estão nas pautas – por exemplo, vamos mostrar qual é o papel do 4º Distrito no desenvolvimento da Capital.
Outra novidade da editoria, que terá uma seção própria no site de ZH e pelo menos duas páginas no jornal impresso diariamente, é a coluna de Paulo Germano, intitulada "Perimetral". Ele segue com um texto mais longo no DOC aos fins de semana, mas, de segunda a sexta-feira, fará uma coluna com temas variados sobre assuntos diversos da Capital.
– A coluna se propõe a mostrar uma cidade que nem sempre a gente vê. Dos cartazes de rua que prometem trazer o amor em uma semana até as aspirações de prostitutas da Farrapos, tudo o que a imprensa pouco mostra será prioridade nesse espaço. Mas também será meu papel, com análises e opiniões, entender melhor a Porto Alegre que já conhecemos – diz Paulo Germano.
Confira a partir de terça-feira mais esta iniciativa de ZH, que, como diz nosso posicionamento, quer estar "Perto para Entender, Junto para Transformar".