O Instituto Butantan realiza a última fase do estudo para a implantação da vacina da dengue. A ação ocorre em 14 cidades de todo o Brasil e Porto Alegre foi escolhida, pois tem apenas 3% de incidência da doença, enquanto em outras regiões o índice chega até 80% da população que já contraiu a doença.
O voluntário tem que morar em Porto Alegre, ter de 18 a 59 anos de idade e estar saudável. Gestantes e mulheres que estão amamentando não podem participar do estudo. Na Capital são necessários mil participantes - sendo 17 mil no Brasil.
Os candidatos entram em contato com o instituto e passam por uma avaliação médica, no Hospital São Lucas da PUCRS. Os aprovados tem acompanhamento durante cinco anos, assinam um termo de consentimento e recebem um auxílio para transporte.
Segundo a coordenadora do estudo da Dengue do Instituto Butantan em Porto Alegre, Larissa Rafaela de Lima Sanches, assim que for aprovado o voluntário recebe a vacina.
" No primeiro ano são feitas quatro coletas de exames, mas a equipe seguem em contato direto com os pacientes durante todo o mês", diz.
O estudo é patrocinado pelo Instituto com o apoio do Ministério da Saúde. Os interessados podem ligar para o telefone (51) 3320 3000 ramal 2031.