O diretor de operações da Corsan, Eduardo Carvalho, garantiu nesta terça-feira (15) que uma série de obras são realizadas pela companhia desde o dia 26 de outubro para que não ocorram problemas de abastecimentos para as cidades de Cachoeirinha e Gravataí neste verão. Os trabalhos acontecem durante a madrugada, a fim minimizar os prejuízos à população.
"O problema de hoje é algo pontual, mas as mudanças que estamos implantando servem para oferecer um serviço cada vez melhor para os clientes", afirma.
Moradores de ao menos 50 bairros das duas cidades sofrem com o desabastecimento de água desde ontem por causa das obras. A empresa acredita que somente durante a madrugada a água deve retornar para todos os moradores, incluindo aqueles das partes mais altas dos municípios.
Para a modernização da Estação de Bombeamento de Água Tratada (EBAT-4), em Cachoeirinha são investidos R$ 2,36 milhões. "Estamos trocando os sistemas antigos para que a população não seja prejudicada", diz.
A modernização inclui a substituição de quatro grupos motobomba por novos com maior potência, além da instalação de quadros de comando com conversores e a substituição das canalizações de sucção e recalque. A EBAT-4 é a maior elevatória de água tratada do sistema integrado das duas cidades e terá sua vazão ampliada para 780 litros por segundo.
Haverá também a implantação de uma nova adutora de água tratada até o centro de reservação Vista Alegre e novas obras de ampliação geral do sistema de tratamento de água. Em Gravataí, a Companhia investe R$ 160 milhões e irá interligar todo o sistema de abastecimento da Região Metropolitana. A previsão é de que as obras sejam concluídas até a próxima semana.