Após uma semana, as aulas dos 650 estudantes do Colégio Estadual João Mosmann, em Parobé, foram retomadas na manhã desta segunda-feira (5). Um incêndio atingiu um dos seis pavilhões da escola no dia 27 de agosto. No local, ficava o laboratório de informática, sala de professores e a secretaria da instituição.
Para recomeçar as aulas, o local passou por limpeza feita com a ajuda dos pais e o prédio foi isolado com telas e tapumes. Além disso, o acesso de entrada de professores e alunos foi alterado.
Segundo o vice-diretor Mauro Ercole, a escola segue sem telefone e internet e os professores trabalham para que os prejuízos para os alunos sejam minimizados. "Nós queremos que no local do prédio seja construída uma quadra esportiva, praça ou área coberta, mas ainda vamos avaliar com a secretaria", diz.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, nos próximos dias, será contratada uma empresa, por meio de carta convite, para que faça a demolição do prédio e retirada de entulhos do local. O governo ainda fará o repasse de verbas para a aquisição de equipamentos e para as obras de adequação da nova sala onde ficará o novo laboratório. A Seduc garante que irá providenciar a reposição dos 20 computadores e 40 netbooks que estavam no prédio e foram perdidos.