Com dificuldade até mesmo para pagar salários em dia, o secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes, se encontrou com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, nesta quinta-feira (18), para cobrar um débito da década de 1980. O entendimento do governo gaúcho é de que a União tem uma dívida de R$ 2 bilhões referente a contratos com o governo de Pedro Simon. O valor é fruto de melhorias em estradas federais feitas com dinheiro do Estado.
Em 2002, também com dificuldades para pagar servidores, o então governador Olívio Dutra assinou a quitação da dívida após receber recursos do presidente Fernando Henrique Cardoso. No entanto, o atual governo entende que ainda há um crédito a ser recebido para que haja equilíbrio.
Após o encontro com Padilha, o secretário da Fazenda disse ter aumentado a expectativa de sair vitorioso da negociação.
“Estamos um pouco mais esperançosos. É um assunto difícil, mas nós necessariamente temos que acreditar que é possível encontrar uma conta de chegada, um ajuste em relação a isso que está aberto há tanto tempo”, disse Feltes.
Um grupo de trabalho foi montado para discutir o tema. O primeiro encontro deve ocorrer na semana que vem, com integrantes da Casa Civil, Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério dos Transportes, Dnit e do governo gaúcho.
Feltes chegou a dizer que também buscaria indenização pelas terras públicas utilizadas em programas da Reforma Agrária. No entanto, a avaliação mais recente é de que a negociação não tem condições de avançar, por isso o foco deve ser nas estradas.