A Polícia Federal investiga a divulgação de um vídeo com uma suposta prova da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que está circulando pela internet e grupos do WhatsApp.
Nele, uma pessoa folheia uma prova cinza que tem capa semelhante a dos examens antigos. Em seguida, aparecem algumas questões de Ciências Humanas. O vídeo tem sete segundos.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem, já confirmou que a prova é falsa.
Enem 2014
As provas do Enem serão aplicadas neste sábado (8) e no domingo (9) para mais de 8,7 milhões de candidatos inscritos em todo o Brasil - um recorde em todas as edições do exame. Somente no Rio Grande do Sul, quase 500 mil pessoas fazem o exame, que começa às 13h (horário de Brasília).
Neste sábado, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para responder 90 questões de ciências humanas (história e geografia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). Os estudantes podem deixar os locais de prova após duas horas do início do exame, mas só podem levar a prova para casa faltando 30 minutos para o encerramento da prova.
No domingo os estudantes terão cinco horas e meia para responder 90 questões de matemática e de linguagens, além de escrever uma redação.