
























Os atores globais Edson Celulari e Cristiana Oliveira já andaram por lá. Minas do Camaquã é cenário da série Animal, transmitida pelo canal GNT, e terá novas filmagens provavelmente ainda este ano. A "cidade" como é chamada pelos moradores, é na verdade um distrito de Caçapava do Sul. Vivem lá principalmente aposentados, que compraram casas que pertenciam ao dono das minas.
A mineração na área começou por volta de 1870. Alguns anos antes, o Coronel João Dias dos Santos Rosa encontrou em sua propriedade pedras verdes e azuis e, curioso, levou as pedras até Lavras do Sul onde ingleses garimpavam ouro. Foi então que descobriram que havia minérios também em Minas do Camaquã, especialmente cobre.
Ingleses, alemães e belgas andaram explorando os minérios. Até que passaram para os brasileiros, lá por 1940. Foi fundada a CBC, Companhia Brasileira do Cobre, que é a responsável por grande parte das minas. Os trabalhos nas minas duraram até o começo a década de 90. Hoje, o local está desativado, mas há planos para retomada da mineração, cujos direitos foram vendidos à Votorantim.
Este é um resumo da história de Minas do Camaquã. A região se tornou interessante por outros atrativos. A série Animal apenas ajudou a aguçar a curiosidade sobre o local. O turista pode conhecer minas desativadas e uma mina a céu aberto, onde a água em tom azulado não permite o banho, porque ninguém sabe exatamente qual sua composição. Dizem que é a água mais pura que existe, mas é desconhecido seu efeito sobre a pele, por exemplo. A região das minas é particular. Para entrar e conhecer, somente com um guia de turismo.

Há uma empresa que opera na região e oferece, além da visitação às minas, uma série de esportes radicais. Um deles é a tirolesa de mais de 1.000 metros, com saída do Morro da Cruz, que tem 137 m de altura.
Minas do Camaquã tem pelo menos 3 pousadas. Há restaurantes e muitos lugares para conhecer, numa caminhada ou de bicicleta - que são alugadas.
Há, por exemplo, um cinema no estilo saloon de Far west americano, que era usado para o lazer dos trabalhadores nas minas. Dizem que no auge da mineração, 5.000 pessoas circulavam por lá.
O turista pode conhecer o antigo hospital, a casa do Coronel Dias e o CTG de Pedra, entre outros lugares. Há belas paisagens que podem ser conferidas na série Animal, da Globo/Globosat.
Para chegar nas Minas do Camaquã, é preciso enfrentar estradas de chão, mas em bom estado. São cerca de 30 Km a partir da BR-392 em Santana da Boa Vista e um pouco menos se a saída for de Caçapava do Sul, pela BR-153.
Uma dica é se hospedar em Caçapava, onde há melhores hotéis, e passar o dia nas Minas, conhecendo o lugar. Quem gosta de turismo radical e de ficar em meio à natureza, pode preferir as pousadas locais. São simples, bem de acordo com o ambiente da "cidade".
Mais dicas sobre viagens pelo RS e outros lugares, confira o blog Viajando de Carro.