
As autoridades chilenas pediram, nesta sexta-feira (2), a evacuação da costa da Região de Magalhães e Terra do Fogo, no extremo sul do país, junto a fronteira com a Argentina, após emitirem um alerta de tsunami devido a um terremoto de magnitude 7,5 graus na Escala Ritcher no mar.
"Pedimos a evacuação de toda a costa da região de Magallanes (Magalhães). Neste momento, nosso dever é de prevenir e obedecer às autoridades", escreveu o presidente, Gabriel Boric, em sua conta no X.
O epicentro do tremor fica a 219 quilômetros de da cidade argentina de Ushuaia e a 438 quilômetros da chilena Punta Arenas. O terremoto teria ocorrido a uma 10 quilômetros de profundidade sob as águas do Estreito de Drake, segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS)
Tremor em La Rioja
Um terremoto de 5,4 graus atingiu o noroeste da Argentina nesta quinta-feira (1º). De acordo com o USGS, o sismo foi registrado às 13h04min, na província de La Rioja, com epicentro 37 quilômetros ao norte do departamento de Famatina, a sete quilômetros de profundidade.
Segundo o jornal argentino Clarín, o tremor foi sentido até mesmo em Córdoba, mais ao centro do país. Moradores mais velhos da região de La Rioja disseram ao La Nación que não sentiam nada desta magnitude desde o grande terremoto de San Juan, em 1977, que chegou a 7,4 graus na escala Richter.