
Com a morte do papa Francisco, na segunda-feira (21), aos 88 anos, o mundo volta os olhos à escolha de um novo pontífice. Tradicionalmente realizado no 15º dia após a morte do papa, o conclave é o processo em que os cardeais ficam confinados na Capela Sistina, dentro do Vaticano, para eleger o próximo líder da Igreja Católica. São 120 votantes.
Após o papado de 12 anos do primeiro pontífice latino, agora europeus dominam lista de favoritos para suceder Francisco. Entre os nomes, desponta entre os possíveis eleitos o do italiano Pierbattista Pizzaballa, 60 anos.
Franciscano, natural de Bérgamo, foi nomeado cardeal por Francisco em 2023. É um defensor do diálogo inter-religioso e de uma solução pacífica para o conflito envolvendo os palestinos. Também defende a justiça social.
Patriarca latino de Jerusalém, que lhe dá responsabilidade pela igreja em uma área que compreende Israel, Palestina, Jordânia e Chipre, impressionou por suas habilidades de liderança durante a guerra entre Israel e o Hamas. Com conhecimento único do Oriente Médio, é apreciado por israelenses e palestinos.