O novo chefe da diplomacia síria, Asaad al Shibani, declarou nesta quarta-feira (1º) que espera abrir "uma nova e brilhante página" com a Arábia Saudita, país para onde viajou em sua primeira visita oficial ao exterior.
"Esta primeira visita na história da Síria Livre nos permite abrir uma nova e brilhante página nas relações sírio-sauditas, alinhada com a longa história compartilhada entre nossos dois países", escreveu o ministro na rede social X.
A agência oficial síria Sana afirmou que esta é "a primeira visita oficial ao exterior" dos novos dirigentes do país.
O governo de transição foi instaurado por uma coalizão de grupos rebeldes liderados pelo movimento islamista Hayat Tahrir al Sham (HTS), que, em 8 de dezembro, depôs o governo de Bashar al Assad, encerrando mais de meio século de domínio de sua família.
A Arábia Saudita rompeu relações com o governo de Assad em 2012, apoiando grupos rebeldes que tentaram destituí-lo do poder na época.
No entanto, em 2023, Riade restabeleceu suas relações com a Síria e trabalhou para que Damasco fosse reintegrada à Liga Árabe, encerrando seu isolamento diplomático.
* AFP