O primeiro avião que irá buscar brasileiros que estão no Líbano decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quarta-feira (2). A saída ocorreu às 0h47min, rumo a Beirute, capital libanesa.
A aeronave KC-30 pertence à Força Aérea Brasileira (FAB) e foi cedida para a Operação Raízes do Cedro, do governo federal.
Segundo a FAB, o avião fará escala em Lisboa, em Portugal — este trecho terá duração prevista de 9h20min. Ainda conforme a Força Aérea, a previsão inicial é de que este voo transporte 220 brasileiros de volta ao Brasil. A data ainda não foi divulgada.
De acordo com o g1, cerca de 3 mil brasileiros demonstraram interesse em deixar a região — que vive conflito com Israel. A prioridade para o embarque será de idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidade de atendimento médico. A maioria são de Beirute e do Vale do Bekaa.
Na segunda-feira (30), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, havia determinado a realização de voos de repatriação de brasileiros no Líbano.