Alguns veem a democrata Kamala Harris como uma pessoa inexperiente que "não sabe falar", enquanto outros a consideram uma oradora brilhante, capaz de "destruir" seu rival republicano Donald Trump no primeiro debate entre os dois na corrida presidencial dos Estados Unidos.
Apoiadores de ambos os candidatos estão muito otimistas para o confronto, que será transmitido pela televisão na noite de terça-feira (10) e pode atingir um recorde de audiência.
— Acho que, sem dúvida, Trump leva vantagem — declarou à AFP Flo Eberhart, uma aposentada do condado de Cambria, na Pensilvânia, durante um comício recente do ex-presidente. Harris "não sabe nada, basicamente, sobre o que está acontecendo. Ela não sabe falar".
Já Trump, segundo a mulher de 73 anos, não terá problemas porque "não há um único assunto sobre o qual ele não saiba algo".
— Eu não a vejo como uma ameaça — concordou Kirk McKendree, um ex-policial de 54 anos de Altoona, Pensilvânia, Estado do leste do país considerado crucial nas eleições presidenciais. Ele acredita que Trump sairá vitorioso "como um rei".
O debate terá, de um lado, um "showman" propenso a declarações intempestivas, com muita experiência em entrevistas e cujo último duelo televisivo contra o presidente precipitou a saída de Joe Biden da disputa.
Do outro, uma vice-presidente muito menos famosa, cujo último debate foi há quatro anos, mas com habilidades para ataques mordazes, como demonstrou em sua fase como promotora e senadora.
Trump é conhecido por sua arrogância e agressividade. Mas seu partidário Jimmy Taggart, um aposentado da Pensilvânia, sugere uma tática diferente para lidar com Harris.
— A única coisa que ele tem que fazer é ficar calado, e ela vai se enforcar, porque não tem o que fazer. Ela não fez nada durante três anos e meio como vice-presidente — acrescentou.
Jamila Scales, uma jovem apoiadora de Harris de Nashua, New Hampshire, que participou de um comício da democrata na vizinha North Hampton, acredita que ela é capaz de enfrentar Trump.
— Ela vai se sair bem, vai destruí-lo com eficácia. Acho que vai ser um dia excelente — respondeu com um sorriso essa jovem que aguarda "ansiosamente" o debate.
Kate Thompson, outra participante do comício em New Hampshire, também está otimista.
— Acho que Kamala Harris se apresentará preparada, pronta para articular seus valores e posições. E não acho que ela vai se deixar intimidar por ele — afirmou Thompson.
GZH terá cobertura em tempo real do debate, que começa às 22h (de Brasília) desta terça-feira (10).