A maioria dos americanos deverá comparecer para votar somente em novembro, dia 5, data das eleições presidenciais. No entanto, na Carolina do Norte, a votação para definir quem irá ocupar a Casa Branca a partir de 2025 já começou.
O Estado é considerado um dos mais decisivos colégios eleitorais dos EUA. A média das pesquisas mostra um empate técnico entre Donald Trump e Kamala Harris, com 47,9% contra 47,2%, respectivamente. As informações são do jornal O Globo.
Na Carolina do Norte, quem preferir pode votar de casa e não é preciso explicar o motivo. Basta entrar no site da Junta Eleitoral Estadual, pedir o formulário, imprimir a cédula, preenchê-la e, claro, retorná-la até 4 de novembro na respectiva seção eleitoral, pelos Correios ou pessoalmente. O voto adiantado ajuda os que querem evitar eventuais filas, especialmente no fim da tarde.
No entanto, o voto antecipado na Carolina do Norte impede o eleitor de bater o martelo após momentos centrais da disputa nos próximos dias, entre eles o debate entre Kamala e Trump nesta terça-feira, dia 10. E também a sentença, marcada para o dia 18, da única condenação até agora do ex-presidente em suas muitas batalhas contra a Justiça, a referente ao suborno de US$ 130 mil pago à atriz pornô Stormy Daniels para silenciar sobre suposto caso com Trump em 2016, com capacidade de influenciar o resultado das eleições à época.
A maioria das unidades da federação oferece a opção de se votar de forma antecipada, mas a partir de 45 ou 30 dias antes da data oficial. O mesmo vale para militares estacionados fora dos Estados Unidos e cidadãos que vivem no Exterior, que assim conseguem também participar do processo. Porém, os votos só serão contabilizados após o dia 5 de novembro.
Eleições gerais dos EUA
Nos Estados Unidos, a eleição do presidente ocorre por sufrágio universal indireto, utilizando um sistema peculiar. Os cidadãos designam 538 delegados para compor o Colégio Eleitoral, que votará posteriormente em um dos dois candidatos.
Para vencer as eleições, um candidato deve obter a maioria absoluta dos votos colegiados, ou seja, 270. A quantidade de delegados por Estado é definida pelo tamanho da população, mas nenhum tem menos de três representantes. A Califórnia, o estado mais populoso do país, é o maior detentor de votos, 54, enquanto Delaware, Wyoming e a capital, Washington, possuem, cada um, apenas três.
Na maior parte dos Estados, o candidato vencedor pode indicar todos os delegados ao Colégio Eleitoral — levando, portanto, todos os votos do Estado. As exceções são o Nebraska e o Maine, onde os delegados são atribuídos por representação proporcional. Por causa deste sistema indireto, é possível que o candidato não tenha a preferência da maioria dos eleitores, mas seja eleito por maioria de delegados. Por exemplo, o candidato que conquistar 28 dos delegados da Califórnia, por exemplo, leva todos os 54 para o Colégio Eleitoral.
O sistema foi estabelecido precisamente para conferir maior peso na decisão aos Estados mais populosos. Por isso Califórnia, Flórida e Texas, por exemplo, são mais visados pelos concorrentes, já que, juntos, detêm 133 delegados, quase 25% do total.
Estados-pêndulo
Alguns Estados são historicamente democratas e outros republicanos. Isso explica a habitual concentração dos candidatos em cerca de 10 Estados que, normalmente, variam entre um partido e outro e, por isso, influenciam no resultado eleitoral — os famosos Estados-pêndulo ("swing states").
Os mais importantes são aqueles com maior número de votos colegiados, como Pensilvânia (19), Ohio (17) e Geórgia (16). Wisconsin, Arizona e Nevada também despertam interesse. Os Estados-pêndulo podem variar de acordo com as eleições.
Veja o número de delegados por Estado nos EUA
- Alabama — 9 votos
- Alaska — 3 votos
- Arizona — 11 votos
- Arkansas — 6 votos
- Califórnia — 54 votos
- Carolina do Norte — 16 votos
- Carolina do Sul — 9 votos
- Colorado — 10 votos
- Connecticut — 7 votos
- Dakota do Norte — 3 votos
- Dakota — 3 votos
- Delaware — 3 votos
- Distrito de Columbia — 3 votos
- Flórida — 30 votos
- Geórgia do Sul — 16 votos
- Havaí — 4 votos
- Idaho — 4 votos
- Illinois — 19 votos
- Indiana — 11 votos
- Iowa — 6 votos
- Kansas — 6 votos
- Kentucky — 8 votos
- Louisiana — 8 votos
- Maine — 4 votos
- Maryland — 10 votos
- Massachusetts — 11 votos
- Michigan — 15 votos
- Minnesota — 10 votos
- Mississippi — 6 votos
- Missouri — 10 votos
- Montana — 4 votos
- Nebraska — 5 votos
- Nevada — 6 votos
- New Hampshire — 4 votos
- Nova Jersey — 14 votos
- Novo México — 5 votos
- Nova York — 28 votos
- Ohio — 17 votos
- Oklahoma — 7 votos
- Oregon — 8 votos
- Pensilvânia — 19 votos
- Rhode Island — 4 votos
- Tennessee — 11 votos
- Texas — 40 votos
- Utah — 6 votos
- Vermont — 3 votos
- Virginia — 13 votos
- Washington — 12 votos
- West Virginia — 4 votos
- Wisconsin — 10 votos
- Wyoming — 3 votos