Kamala Harris e Donald Trump se enfrentaram no primeiro debate presidencial, na noite de terça-feira (10). A disputa, que ocorreu menos de dois meses da votação, foi marcada por ataques entre os candidatos.
Veja algumas frases que marcaram o duelo:
Animais de estimação comidos
Enquanto o assunto imigração era discutido, Trump disse que imigrantes estão roubando pets de moradores de Springfield, em Ohio, para comê-los.
— Em Springfield, Ohio, as pessoas que vieram estão comendo os cachorros, estão comendo os gatos, os animais de estimação das pessoas que vivem lá.
Porém, logo em seguida, o mediador do debate destacou que uma equipe da ABC contatou a administração da cidade citada, que afirmou que não há qualquer relato ou registro de ocorrência do tipo.
"Venezuela com anabolizantes"
Trump afirmou que, caso Kamala seja eleita, os Estados Unidos se tornarão uma nova Venezuela.
— Se Kamala se tornar presidente deste país, não haverá uma oportunidade de sucesso. Vamos nos tornar uma Venezuela com anabolizantes — disse Trump.
Hannibal Lecter
Kamala foi sarcástica ao falar sobre os discursos de Trump durante a campanha eleitoral.
— Vou convidar vocês a irem a um dos comícios de Trump, porque é algo realmente interessante de assistir. Você ouvirá sobre personagens ficcionais, como Hannibal Lecter. Vão ouvir sobre como moinhos de vento causam câncer. E o que você também notará é que as pessoas estão indo embora cedo por exaustão e tédio — disse Kamala.
Concorrência contra Biden
Após Trump fazer uma série de críticas ao governo de Joe Biden, Kamala afirmou que o atual presidente não é candidato nas eleições.
— Você não está concorrendo contra Joe Biden. Você está concorrendo contra mim — afirmou.
Kamala odiada por Biden
Durante o debate, Trump afirmou que Joe Biden odeia Kamala Harris por ter sido pressionado a desistir da reeleição.
— Ela não recebeu votos (na convenção). Biden teve 14 milhões de votos. Você quer falar sobre ameaça à democracia? Tiraram ele da corrida. Vou contar um segredo. Ele a odeia. Ele não a aguenta — disse Trump.
Almoço de Putin
Kamala afirmou que Trump iria acabar com a guerra na Ucrânia em 24 horas porque desistiria dela rapidamente. Ela comentou uma fala do ex-presidente, que disse que Vladimir Putin o respeita.
— O quão rápido você iria desistir? Você é amigo de um ditador, que o comeria no almoço — disse.
Guerra Israel x Hamas
Trump disse que Kamala Harris odeia Israel. Segundo ele, se ela for eleita presidente, Israel deixará de existir em dois anos.
— O lugar inteiro vai explodir. Árabes, povo judeu, Israel — afirmou.