O Equador, que se transformou em um centro de operações de cartéis internacionais, apreendeu cerca de seis toneladas de cocaína que tinham a Espanha como destino, informou a promotoria nesta quinta-feira (4).
"Aproximadamente 6 toneladas de cocaína confiscadas" no porto marítimo de Guayaquil (sudoeste), indicou a entidade através de sua conta na rede social X.
A promotoria disse que a droga foi encontrada em um carregamento de bananas destinado ao porto espanhol de Málaga e que a operação resultou na prisão de pelo menos oito pessoas.
O Equador enfrenta uma guerra contra organizações do narcotráfico ligadas a cartéis como os mexicanos Sinaloa e Jalisco Nova Geração, que, na disputa pelo poder, deixam um rastro de crimes nas prisões e nas ruas.
O país registrou em 2023 um recorde de 47 homicídios por 100.000 habitantes, em comparação com uma taxa de 6 em 2018.
As apreensões de drogas também aumentaram: entre janeiro e junho, foram confiscadas 121 toneladas, em comparação com o recorde anterior de 219 toneladas ao longo do ano passado.
Localizado entre Colômbia e Peru, os maiores produtores de cocaína do mundo, o Equador se tornou há anos um corredor para o envio de drogas aos Estados Unidos e à Europa.
* AFP