O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, saiu vitorioso nas primárias democratas no Estado do Michigan nesta terça-feira (27), embora tenha sido alvo de protesto pela sua gestão da guerra na Faixa de Gaza. No Estado, houve pouco suspense sobre os resultados para ambos os partidos: enquanto Biden praticamente não teve adversários para a nomeação democrata, Donald Trump declarou vitória antecipada em uma votação republicana que terminará neste fim de semana.
Milhares de eleitores democratas optaram por marcar na cédula a opção "descompromissado" como parte de uma campanha lançada para protestar contra o apoio de Biden a Israel na guerra na Faixa de Gaza. Com quase dois terços dos colégios eleitorais ainda por contar, a opção já obteve mais de 50 mil votos — mais que o dobro do número registrado nas contagens finais dos últimos três ciclos eleitorais.
À medida em que aumentam as mortes de civis no conflito entre Israel e Hamas, o apoio de muçulmanos e árabes estadunidenses a Biden diminui — algo que foi crucial para a sua vitória sobre Trump em 2020 em Michigan. O Estado tem a maior proporção de residentes que se identificam com ascendência do Oriente Médio ou do norte da África.
Em uma declaração de agradecimento, Biden recordou o trabalho de sua administração em prol da classe média do Michigan e reconheceu que ainda havia "muito a fazer", mas não mencionou o conflito em Gaza nem o voto de protesto.
Ativistas na região haviam pedido que os residentes votassem na opção "descompromissado" em sinal de protesto, com o objetivo de pressionar o presidente a exigir de Israel um cessar-fogo imediato.
Quanto aos republicanos, as redes de notícias CNN e NBC projetaram a vitória de Trump a poucos segundos do encerramento das urnas. O ex-presidente garantiu bons resultados nos primeiros Estados de votação e não era esperado que o Michigan interrompesse a marcha de Trump em direção à indicação do partido.
Sua única rival, Nikki Haley, perdeu no fim de semana em seu Estado natal, Carolina do Sul, mas se recusou a renunciar porque duvida que Trump possa derrotar Biden.
Ambos os partidos realizaram votações nesta terça-feira, mas os republicanos adotaram um complexo sistema híbrido que conclui as primárias neste Estado quatro dias depois por meio assembleias em cada um dos 13 distritos.