O novo presidente da Argentina, Javier Milei, iniciou oficialmente o mandato neste domingo (10), quando ocorreu a cerimônia de posse.
O rito teve início ainda pela manhã, no Congresso argentino, onde Milei fez o juramento oficial e recebeu a faixa presidencial do agora ex-presidente Alberto Fernández. A vice, Victoria Villarruel, recebeu o cargo de Cristina Kirchner.
Na parte externa do Congresso, Milei fez o primeiro discurso já oficialmente como o novo presidente argentino. O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro ocupou lugar de destaque durante a fala de Milei.
Após o primeiro discurso, o novo mandatário se dirigiu até a Casa Rosada, sede do governo federal da Argentina, onde recebeu cumprimentos de chefes de Estado. Na ausência do presidente Lula, o governo brasileiro foi representado pelo chanceler Mauro Vieira.
Ainda na Casa Rosada, Milei fez novo discurso ao público. A cerimônia de posse do presidente argentino ainda prevê a posse dos ministros, uma missa na Catedral de Buenos Aires e um evento de gala no Teatro Colón.