Foi divulgada nesta quinta-feira (2) a segunda lista de nações autorizadas a evacuar seus cidadãos da Faixa de Gaza. Conforme relatado pelo embaixador do Brasil na Cisjordânia, Alessandro Candeas, os brasileiros ainda não receberam permissão para atravessar a fronteira em direção ao Egito.
A lista de países autorizados a realizar as retiradas inclui Azerbaijão, Barhein, Bélgica, Coreia do Sul, Croácia, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Macedônia, México, Suíça, Sri Lanka e Chade. A maior parte dos 576 civis nessa lista é composta por norte-americanos, somando um total de 400 pessoas.
Ao todo, 34 brasileiros em Gaza estão registrados para serem repatriados pelo Itamaraty: 18 deles na cidade fronteiriça de Rafah, que liga a Faixa de Gaza ao Egito, e outros 16 a apenas 10 quilômetros de distância, em Khan Yunis.
O país egípcio prepara um plano de evacuação e pretende retirar sete mil estrangeiros e cidadãos com dupla nacionalidade da Faixa de Gaza, informou o Ministério das Relações Exteriores do Egito. Em reunião com diplomatas estrangeiros, a pasta não especificou o momento para colocar a proposta em prática.
Nesta quarta-feira (1º), um primeiro grupo de estrangeiros e palestinos com dupla cidadania cruzou a passagem de Rafah depois que as autoridades egípcias anunciaram uma abertura excepcional para a saída de mais de 500 pessoas pela fronteira com o Egito.