Os últimos moradores de Sderot, a cidade israelense mais próxima da Faixa de Gaza, foram evacuados neste domingo (15). As famílias estavam na escola Gil Rabin e foram levadas de ônibus para fora da zona de guerra.
Sderot fica a um quilômetro da cerca que separa Israel da Faixa de Gaza. Foi nesse local que começou a invasão do Hamas, no dia 7 deste mês. A ação israelense indica que as tropas podem dar início à invasão de Gaza nas próximas horas.
Enquanto os moradores saíam, vários foguetes do Hamas foram disparados. Moradores em fuga e jornalistas que cobriam a saída precisaram correr para se abrigar embaixo do portão de entrada da escola, que é reforçado com concreto armado.
Os dois foguetes avistados por GZH foram abatidos pelo sistema antimíssil de israel. Ninguém ficou ferido.
No norte do país, Israel declarou a região mais próxima da fronteira com o Líbano zona de guerra devido aos ataques frequentes do Hezbollah.
O exército de Israel estabeleceu uma divisa a quatro quilômetros da chamada Linha Azul, zona de fronteira estabelecida pela ONU em 2000, após o disparo de um míssil antitanque do Hezbollah em direção à cidade israelense de Shtula.