Ao menos nove jornalistas já morreram no conflito entre Israel e Hamas, conforme o Comitê de Apoio aos Jornalistas (JSC, na sigla em inglês), e outros dois profissionais de imprensa estão desaparecidos. A informação é do portal Uol.
O JSC informou na quarta-feira (11) que o jornalista Muhammad Faiz Youssef Abu Matar, 28 anos, foi morto após um bombardeio a casas em Rafah. Assim, o comitê aumentou para nove o número de profissionais da imprensa mortos no conflito desde o último sábado (7).
"O Comitê de Apoio aos Jornalistas condena veementemente este alvo que levou à morte do jornalista Muhammad Faiz Youssef Abu Matar, e enfatiza que a continuada ação israelense que tem como alvo jornalistas é uma violação estrita dos direitos humanos e viola todos os tratados e acordos internacionais que garantem a proteção a jornalistas", afirmou o JSC em nota.
O ministério da Saúde da Palestina afirmou na terça-feira (10) que oito profissionais de imprensa já haviam morrido em razão do conflito. Também segundo a pasta, outros 15 jornalistas ficaram feridos.