Egito, Israel e Estados Unidos concordaram em permitir que estrangeiros em Gaza passem pelo posto de fronteira de Rafah para o Egito, informou um alto funcionário do governo egípcio. O funcionário disse neste sábado (14) que Israel concordou em evitar ataques em áreas pelas quais os estrangeiros passariam ao sair do território palestino sitiado. Ele afirmou que o Catar também esteve envolvido nas negociações e que os participantes também receberam aprovação dos grupos palestinos Hamas e Jihad Islâmica.
Um segundo funcionário no lado egípcio do posto de fronteira de Rafah disse que receberam instruções para reabri-lo no sábado à tarde para estrangeiros vindos de Gaza. O primeiro funcionário disse que as negociações ainda estavam em andamento para permitir a entrega de ajuda humanitária a Gaza através do posto de fronteira.
Ambos os funcionários falaram sob condição de anonimato, pois não estavam autorizados a informar a mídia. Após o início da série de ataques terroristas do Hamas, Israel ordenou uma retirada em massa de palestinos no norte da Faixa de Gaza.