Depois de ter a viagem temporariamente adiada por conta de bombardeios, o grupo com cerca de 20 brasileiros que tentam deixar a Faixa de Gaza conseguiu embarcar novamente no ônibus fretado pela Embaixada do Brasil na Palestina e chegou ao sul do território neste sábado (14). A informação foi dada pelo embaixador brasileiro, Alessandro Candeas, ao g1.
O grupo deixou o abrigo no norte de Gaza, onde estavam, e já chegou à cidade de Khan Younes no sul do território. Agora, aguardam aval das autoridades brasileiras e locais para seguir até a fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, de onde deve partir o voo de retorno ao Brasil.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou na sexta-feira (13) que os brasileiros que estão na Faixa de Gaza sairão da região pelo Egito, pois o Brasil negociava um corredor para tirar cidadãos da região.
— O governo brasileiro negociou para que os brasileiros que se encontram em Gaza, possam sair pelo Egito. É a única forma de sair. Sairão neste ônibus que sai amanhã (sábado) e serão levados até um aeroporto em uma localidade próxima à fronteira, onde um avião da Força Aérea Brasileira está esperando em Roma para poder levá-los de volta — afirmou Vieira após reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Desde o último sábado (7), quando o Hamas realizou um ataque surpresa em Israel, o governo federal já efetivou o retorno de 701 brasileiros ao país. Já chegaram ao país quatro voos com os resgatados, todos provenientes do território israelense.
Na sexta-feira (13), pousou em Roma, na Itália, o avião que o governo brasileiro enviou para resgatar o grupo que se encontra em Gaza. A aeronave segue aguardando a autorização das autoridades locais para prosseguir até o Egito e retornar ao Brasil com os resgatados.