Dois brasileiros que vivem em Israel relataram na noite deste domingo (8) o que viveram durante o ataque realizado pelo grupo terrorista Hamas no amanhecer de sábado (7).
Os depoimentos foram exibidos no programa Faixa Especial, na Rádio Gaúcha.
Henrique Kappel, jornalista gaúcho radicado em Israel e que vive em Netanya, no centro do país, descreve como ocorreu a ação que supreendeu as forças militares:
— Esse grupo que invadiu a rave, como entraram em grande quantidade, a maioria deles achou que seria possível chegar às colônias agrícolas. E chegaram. E lá não havia proteção. Todos estavam em suas casas, dormindo. No caminho, iam metralhando tudo que encontravam pela estrada.
Sergio Seligman vive em Israel desde 1984 e, atualmente, mora a sete quilômetros da Faixa de Gaza:
— Estava dormindo, às 6h30min de sábado. Começou do nada, de repente. Começaram os bombardeios, sem parar. Começou, como sempre, aqui perto, e daqui se estenderam para todo o Israel. (...) Não devia, mas a gente sai para ver. O estrondo é tremendo. Quando a gente reage e nosso foguete consegue interceptar o foguete deles, o barulho é muito grande. Dava também para ouvir também os tiros. (...) Isso foi uma coisa de bárbaros.