Um avião fretado partiu, nesta sexta-feira (13), do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com 172 cidadãos israelenses que estavam em vários países da América do Sul, incluindo o Brasil. A aeronave tem como destino Tel Aviv, a capital de Israel, com autorização da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) para esse voo particular. As informações são do portal g1.
A solicitação foi atendida em uma circunstância excepcional devido ao conflito entre Israel e o Hamas, grupo terrorista ativo na Faixa de Gaza. No último sábado (7), os extremistas invadiram o território israelense, resultando em mortes e sequestros.
Dentro do grupo que irá para Israel, estão pessoas convocadas pelo governo israelense para participar do conflito armado, turistas que desejam retornar ao seu país de origem e voluntários que têm a intenção de prestar auxílio às vítimas.
Tal Hisherik, 22 anos, estava há seis meses viajando pela América do Sul e decidiu voltar para casa.
— Foi minha decisão. Meus pais e meus amigos estão lá, se tiver algo que eu possa fazer, eu acho que é importante, vou ajudar em hospital, com doação de sangue. É estranho estar aqui enquanto o pessoal em Israel está sofrendo — explicou ao portal.
A jovem relatou os dias de angústia que tem passado acompanhando o noticiário e longe da família.
— Estou dilacerada. Nessa última semana eu fiquei no meu apartamento, não consegui me divertir, sempre ouvindo sobre pessoas morrendo, ouvindo sobre os meus amigos lutando, eu não conseguia aproveitar aqui — completou.