A equipe de comunicação do Vaticano reiterou neste sábado (10) que o papa Francisco tem boa recuperação depois da cirurgia de intestino à qual foi submetido por conta de uma hérnia incisional. Ele passou a noite com sono tranquilo e deve rezar o Angelus neste domingo (11), como de costume, mas de forma privada.
"A equipe médica informa que a evolução pós-operatória do Papa Francisco continua regular. O soro já foi suspenso nos últimos dias e o Santo Padre está se alimentando com uma dieta semilíquida. Ele está apirético (sem febre) e hemodinamicamente estável. Os exames de sangue pós-operatórios e a radiografia do tórax são bons", disse Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
De acordo com o representante, Francisco está seguindo um plano de recuperação rigoroso para garantir a menor tensão possível sobre sua parede abdominal nesse período, colaborando para que a prótese implantada e a faixa muscular afetada cicatrizem de forma ideal.
"Seguindo as indicações da equipe médica e do assistente de saúde pessoal, e como se pode deduzir do curso pós-operatório normal em operações desse tipo, o Papa Francisco recitará a oração do Angelus amanhã em particular, unindo-se espiritualmente, com afeto e gratidão, aos fiéis que desejam acompanhá-lo, onde quer que estejam", afirmou Bruni.
Aos 86 anos, o Papa foi internado no hospital Gemelli, em Roma, na quarta (7) para sua segunda grande operação abdominal em dois anos. Francisco havia passado por um procedimento em 2021 para remover parte de seu cólon, e a cicatriz causada pela cirurgia gerou uma hérnia incisional, demandando o procedimento de emergência agora.
Durante a operação desta semana, os médicos removeram as aderências e cicatrizes internas do intestino que causaram um bloqueio parcial do órgão. Eles também repararam a protuberância que se formou no abdômen do sumo pontífice, colocando uma malha protética.