O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, afirmou que os Estados Unidos e a China têm conseguido manter a linha de comunicação aberta mesmo em meio à tensão entre as duas potências.
Segundo ele, os países estão conversando sobre a possibilidade de a secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, e a secretária de Comércio, Gina Raimondo, visitarem a capital chinesa para falar sobre questões econômicas.
Os EUA também estariam trabalhando para enviar o secretário de Estado, Antony Blinken, em viagem à China, "como ele estava planejando alguns meses atrás", disse Kirby em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (10).
O porta-voz declarou ainda que o presidente estadunidense, Joe Biden, está ansioso para ter uma nova conversa com o líder chinês, Xi Jinping, e que o diálogo acontecerá quando for o momento apropriado.
— É importante que as linhas de comunicação continuem abertas. As tensões certamente estão altas, e gostaríamos de ver esse relacionamento em um pé melhor. Quando for apropriado para os dois líderes conversarem, isso acontecerá — ressaltou Kirby.