Em um vídeo divulgado pela Casa Branca, nesta terça-feira (25), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que vai concorrer à reeleição no pleito de 2024. Aos 80 anos, ele concorrerá ao lado da atual vice-presidente, Kamala Harris. Na semana passada, Biden já havia mencionado que deveria se candidatar novamente.
"Cada geração tem um momento no qual teve que defender a democracia. Defender suas liberdades fundamentais. Acredito que este é o nosso momento. É por isto que estou concorrendo à reeleição como presidente dos Estados Unidos. Juntem-se a nós. Vamos concluir o trabalho", escreveu Biden em uma mensagem no Twitter, acompanhada por um vídeo.
Após o anúncio, o Partido Republicano afirmou que Biden está "desconectado" da realidade.
— Biden está tão desconectado da realidade que acha que merece mais quatro anos no poder, quando tudo o que está fazendo é criar uma crise atrás da outra — disse a líder do partido, Ronna McDaniel.
Segundo o portal G1, a campanha de Biden à reeleição está dividindo o partido democrata. Cerca de metade deles é contra a reeleição.
Conforme uma pesquisa Reuters/Ipsos realizada nesta semana, 44% dos democratas disseram que Biden não deveria concorrer a um segundo mandato.
Desde que venceu o ex-presidente Donald Trump, que também anunciou candidatura ao pleito de 2024, Biden tem sido perseguido por alta inflação e baixos índices de aprovação. Somente 41% dos entrevistados — incluindo 74% dos democratas e 10% dos republicanos — aprovaram seu desempenho como presidente.