Castigado por tempestades nas últimas semanas, o Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, recebeu mais rajadas de vento, chuva e neve neste sábado (14), causando inundações e queda de energia e tornando deslocamentos mais perigosos. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, mais tempestades são esperadas para o início da próxima semana.
Na manhã de sábado, mais de 68 mil pessoas ficaram sem eletricidade, número que caiu pela metade durante a tarde, de acordo com o monitoramento do site poweroutage.us. Alertas de inundação foram emitidos para a região ao norte da Baía de São Francisco. Ao Sul, foram afixados avisos para partes dos condados, incluindo San Mateo e Santa Cruz, onde a pequena comunidade de Felton Grove foi evacuada.
— A realidade é que este é apenas o oitavo do que prevemos que serão nove rios atmosféricos — disse o governador Gavin Newsom em uma reunião com líderes locais em visita ao condado de Merced, onde pediu às pessoas que fiquem vigilantes quanto a segurança nas próximas 24 a 48 horas.
Pelo menos 19 mortes relacionadas às tempestades foram registradas. Um menino de cinco anos segue desaparecido depois de ser arrastado para fora do carro da mãe por uma enchente no condado de San Luis Obispo.